domingo, 5 de maio de 2013

Plano de Aula:Geração Realismo.

Título da Aula: Movimento Literário Realismo

Objetivo: Retratar a sociedade e seus problemas sociais políticos e culturais. Fazer com que os alunos debatam sobre o assunto encontrado no texto.

Materiais: Giz, Letra de musica , caixa de som, telão ou sala de teatro.


Justificativa: Fazer com que o aluno retire do texto a realidade cotidiana.

Público alvo: Alunos do terceiro ano do colegial.


Duração: 4 aulas

1º aula:Apresentação dos temas,contextos histórico e social do Realismo,usando a  Imagem de obra de Gustave Couber e relatar músicas atuais que mostram o mesmo Realismo,um exemplo para a apresentação do trabalho seria: Indíos - Legião Urbana.


2ª aula:Falar a importância de Antero de Quental que rompeu com o Romantismo ao editar Odes Modernas.Antero inicia a Questão Coimbra com a carta Bom Senso e Bom Gosto e com ele o Realismo em Portugal.


Características do Realimo:
·Assume uma postura mais  engajada. Há o compromisso entre a arte e a realidade social.
·Possui um embasamento teórico: determinismo, positivismo, evolucionismo, socialismo e anticlericalismo
· Crítica à educação romântica
· Crítica ao conservadorismo da Igreja
· Visão objetiva da realidade
· Representação da vida cotidiana
· Uso da razão e da objetividade.

 Música indicada: Faroeste Caboco - Legião Urbana.


3ª aula:Apresentação do trabalho(pedido anteriormente) escolhendo uma musica que demonstre a realidade pessoal do aluno para debate em sala.


4º aula
Contar a historia de Cesáro Verde e a sua representação para o Realismo.
Poesia do cotidiano: fazer com que o aluno escreva  poesia no seu realismo seja pessimista ou otimista.


Evento especial: Debate: fazer o aluno trazer letras de musicas que estejam relacionados com a sua própria realidade.


Avaliação do professor: Redação.

Prova oral durante a aula.





Postado por  Yuri Priscila .S dos Santos.

6 comentários:

  1. Olá, Yuri. Muito interessante sua proposta. Só creio que uma prova oral não seria o mais indicado. Talvez um debate regrado.
    Faça uma revisão do texto, há vários problemas de redação.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Yuri. Também achei seu plano de aula muito interessante. Trabalhar com música é uma maneira, ao meu ver, bastante eficaz para fazer com que os alunos se interessem mais pela aula e pelo assunto.

    ResponderExcluir
  3. Olá,eu adorei o seu plano de aula.É o quê eu disse em outro blog e vou dizer aqui também: trabalhar com música é atrativo para qualquer pessoa.Qualquer um gosta de música,seja lá o seu estilo. :)

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de seu plano de aula! Aposto que quando colocá-lo em pratica será mais impressionante do que já é. Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Olá Yuri!!! gostei muito das suas ideias colocar música enriquece muito o trabalho e com certeza os alunos irão fixar melhor o conteúdo e parabéns pela escolha das músicas. Como a professora Lígia comentou será necessário revisar o texto:

    *"Falar a importância de Antero de Quental"
    *Acho que ficaria melhor a expressão "Falar da importância"...

    **Fazer com que o aluno escreva poesia no "seu realismo" seja pessimista ou otimista.
    **Acho que ficaria melhor colocado Fazer com que o aluno escreva poesia dentro da sua realidade"...

    Abraços da amiga

    Cleide-http://entre-amigos8.webnode.com/

    ResponderExcluir