Objetivo: Retratar a sociedade e seus problemas sociais políticos e culturais. Fazer com que os alunos debatam sobre o assunto encontrado no texto.
Materiais: Giz, Letra de musica , caixa de som, telão ou sala de teatro.
Justificativa: Fazer com que o aluno retire do texto a realidade cotidiana.
Público alvo: Alunos do terceiro ano do colegial.
Duração: 4 aulas
1º aula:Apresentação dos temas,contextos histórico e social do Realismo,usando a Imagem de obra de Gustave Couber e relatar músicas atuais que mostram o mesmo Realismo,um exemplo para a apresentação do trabalho seria: Indíos - Legião Urbana.
2ª aula:Falar a importância de Antero de Quental que rompeu com o Romantismo ao editar Odes Modernas.Antero inicia a Questão Coimbra com a carta Bom Senso e Bom Gosto e com ele o Realismo em Portugal.
Características do Realimo:
·Assume uma postura mais engajada. Há o compromisso entre a arte e a realidade social.
·Possui um embasamento teórico: determinismo, positivismo, evolucionismo, socialismo e anticlericalismo
· Crítica à educação romântica
· Crítica ao conservadorismo da Igreja
· Visão objetiva da realidade
· Representação da vida cotidiana
· Uso da razão e da objetividade.
Música indicada: Faroeste Caboco - Legião Urbana.
3ª aula:Apresentação do trabalho(pedido anteriormente) escolhendo uma musica que demonstre a realidade pessoal do aluno para debate em sala.
4º aula:
Contar a historia de Cesáro Verde e a sua representação para o Realismo.
Poesia do cotidiano: fazer com que o aluno escreva poesia no seu realismo seja pessimista ou otimista.
Evento especial: Debate: fazer o aluno trazer letras de musicas que estejam relacionados com a sua própria realidade.
Avaliação do professor: Redação.
Prova oral durante a aula.
Postado por Yuri Priscila .S dos Santos.
Olá, Yuri. Muito interessante sua proposta. Só creio que uma prova oral não seria o mais indicado. Talvez um debate regrado.
ResponderExcluirFaça uma revisão do texto, há vários problemas de redação.
Oi, Yuri. Também achei seu plano de aula muito interessante. Trabalhar com música é uma maneira, ao meu ver, bastante eficaz para fazer com que os alunos se interessem mais pela aula e pelo assunto.
ResponderExcluirOlá,eu adorei o seu plano de aula.É o quê eu disse em outro blog e vou dizer aqui também: trabalhar com música é atrativo para qualquer pessoa.Qualquer um gosta de música,seja lá o seu estilo. :)
ResponderExcluirAté mais!
Gostei de seu plano de aula! Aposto que quando colocá-lo em pratica será mais impressionante do que já é. Muito bom.
ResponderExcluirOlá Yuri!!! gostei muito das suas ideias colocar música enriquece muito o trabalho e com certeza os alunos irão fixar melhor o conteúdo e parabéns pela escolha das músicas. Como a professora Lígia comentou será necessário revisar o texto:
ResponderExcluir*"Falar a importância de Antero de Quental"
*Acho que ficaria melhor a expressão "Falar da importância"...
**Fazer com que o aluno escreva poesia no "seu realismo" seja pessimista ou otimista.
**Acho que ficaria melhor colocado Fazer com que o aluno escreva poesia dentro da sua realidade"...
Abraços da amiga
Cleide-http://entre-amigos8.webnode.com/
Muito boa a proposta!
ResponderExcluir