Público alvo: Ensino médio.
Conteúdo: Contexto histórico do Trovadorismo; Produção
literária; As cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer.
Objetivos:Transmitir o conteúdo proposto,apresentando-os em forma de aulas expositivas e discussões para que a aula seja mais produtiva.
Fazer comparações com músicas mais atuais para que isso
chame a atenção dos alunos para o conteúdo proposto.
Cantiga de Amigo.
Será apresentada uma cantiga de amigo e os alunos deverão fazer um trabalho de reconhecimento de suas características.
A cantiga apresentada será:
CANTAR DE AMIGO
À beira do rio fui dançar... Dançando
Me estava entretendo,
Muito a sós comigo,
Quando na outra margem, como se escondendo
Para que eu não visse que me estava olhando,
Por entre os salgueiros vi o meu amigo.
Me estava entretendo,
Muito a sós comigo,
Quando na outra margem, como se escondendo
Para que eu não visse que me estava olhando,
Por entre os salgueiros vi o meu amigo.
Vi o meu amigo cujos olhos tristes
Certo se alegravam
De me ver dançar,
Fui largando as roupas que me embaraçavam,
Fui soltando as tranças... Olhos que me vistes,
Doces olhos tristes, não no ireis contar!
Certo se alegravam
De me ver dançar,
Fui largando as roupas que me embaraçavam,
Fui soltando as tranças... Olhos que me vistes,
Doces olhos tristes, não no ireis contar!
Que o amor é lume bem eu sei... que logo
Que vi meu amigo
Por entre os salgueiros,
Melhor eu dançava, já não só comigo,
Toda num quebranto, ao mesmo tempo em fogo,
Melhor eu movia mãos e pés ligeiros.
Que vi meu amigo
Por entre os salgueiros,
Melhor eu dançava, já não só comigo,
Toda num quebranto, ao mesmo tempo em fogo,
Melhor eu movia mãos e pés ligeiros.
Que Deus me perdoe, que aos seus olhos tristes
Assim ofertava
Minha formosura!
Assim ofertava
Minha formosura!
Se não fora o rio que nos separava,
Cruel com nós ambos, olhos que me vistes,
Nem eu me mostrara tão de mim segura...
Cruel com nós ambos, olhos que me vistes,
Nem eu me mostrara tão de mim segura...
(José Régio - Música Ligeira)
Primeiro será feita uma leitura com os alunos e depois eles deveram formar trios para fazer a atividade proposta.
Com o objetivo de uma aula expositiva, após o reconhecimento das características será feita uma discussão sobre elas.
Meu objetivo é trabalhar com aulas expositivas durante todo o ano, uma aula sim e uma aula não,alternando entre aulas teóricas e práticas.
Nas primeiras aulas serão trabalhados os contextos
históricos com leitura e explicação do capítulo abordado.
Nas aulas seguintes, uma aula será para apresentação de uma
cantiga e outra será para trabalhar o conteúdo apresentado, com as próprias
cantigas, reconhecimento de suas características e comparações a outras
musicas.
Recursos didáticos:
O material será enviado por email para os alunos ou
distribuído em sala de aula.
Resultado esperado:
Espera-se que o aluno compreenda as diferenças e estilos de
cada uma das cantigas.
Bibliografia:
MASSAUD, Moises. A Literatura portuguesa através dos textos.
São Paulo, Cultrix: 1° Edição, 1968.
Postado Por Cristiano Santos
OK, Cristiano. Contudo, observe que há muitos conteúdos para serem trabalhos em poucas aulas.
ResponderExcluirOi Cristiano!!! gostei muito do seu plano de aula é dinâmico e possível de ser feito desde de que haja uma boa distribuição da matéria se não tanto você quanto os alunos poderão ficar sobrecarregados. Quando puder dê uma passadinha no blog:http://entre-amigos8.webnode.com/.
ResponderExcluirAbraços da amiga
Cleide