domingo, 19 de maio de 2013

Plano de Aula: Geração Trovadorismo



 Público alvo: Ensino médio.

Conteúdo: Contexto histórico do Trovadorismo; Produção literária; As cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer.

Objetivos:Transmitir o conteúdo proposto,apresentando-os em forma de aulas expositivas e discussões para que a aula seja mais produtiva.
Fazer comparações com músicas mais atuais para que isso chame a atenção dos alunos para o conteúdo proposto.

Cantiga de Amigo.
Será apresentada uma cantiga de amigo e os alunos deverão fazer um trabalho de reconhecimento de suas características.
A cantiga apresentada será:
CANTAR DE AMIGO
À beira do rio fui dançar... Dançando 
                Me estava entretendo, 
                Muito a sós comigo, 
Quando na outra margem, como se escondendo 
Para que eu não visse que me estava olhando, 
                Por entre os salgueiros vi o meu amigo.
Vi o meu amigo cujos olhos tristes 
                Certo se alegravam 
                De me ver dançar, 
Fui largando as roupas que me embaraçavam, 
Fui soltando as tranças... Olhos que me vistes, 
Doces olhos tristes, não no ireis contar!
Que o amor é lume bem eu sei... que logo 
                Que vi meu amigo 
                Por entre os salgueiros, 
Melhor eu dançava, já não só comigo, 
Toda num quebranto, ao mesmo tempo em fogo, 
Melhor eu movia mãos e pés ligeiros.
Que Deus me perdoe, que aos seus olhos tristes 
                Assim ofertava 
                Minha formosura!
Se não fora o rio que nos separava, 
Cruel com nós ambos, olhos que me vistes, 
                Nem eu me mostrara tão de mim segura...
(José Régio - Música Ligeira) 

Primeiro será feita uma leitura com os alunos e depois eles deveram formar trios para fazer a atividade proposta.
Com o objetivo de uma aula expositiva, após o reconhecimento das características será feita uma discussão sobre elas.
Meu objetivo é trabalhar com aulas expositivas durante todo o ano, uma aula sim e uma aula não,alternando entre aulas teóricas e práticas.

 Estratégias:

Nas primeiras aulas serão trabalhados os contextos históricos com leitura e explicação do capítulo abordado.
Nas aulas seguintes, uma aula será para apresentação de uma cantiga e outra será para trabalhar o conteúdo apresentado, com as próprias cantigas, reconhecimento de suas características e comparações a outras musicas.

Recursos didáticos:
O material será enviado por email para os alunos ou distribuído em sala de aula.

Resultado esperado:
Espera-se que o aluno compreenda as diferenças e estilos de cada uma das cantigas.

Bibliografia:
MASSAUD, Moises. A Literatura portuguesa através dos textos. São Paulo, Cultrix: 1° Edição, 1968.



                           Postado Por Cristiano Santos




2 comentários:

  1. OK, Cristiano. Contudo, observe que há muitos conteúdos para serem trabalhos em poucas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiano!!! gostei muito do seu plano de aula é dinâmico e possível de ser feito desde de que haja uma boa distribuição da matéria se não tanto você quanto os alunos poderão ficar sobrecarregados. Quando puder dê uma passadinha no blog:http://entre-amigos8.webnode.com/.

    Abraços da amiga
    Cleide

    ResponderExcluir