Título da Aula: Movimento Literário Romantismo.
Objetivo:Compreender uma das características que marcam o movimento literário,relacionando o filme subjetivo(contendo valores da sociedade sobre a beleza interior também) Shrek ao grotesco e sublime,junto com Fiona que no começo do filme é linda e maravilhosa e depois o seu coração fica ogro também.E juntamente com o filme,ainda no mesmo estilo e praticamente a mesma história,temos o conto da A Bela E A Fera.
Ou seja, a beleza não importa e sim o quê de fato acontece com o casal apaixonado.
Introduzir também os outros aspectos do movimento literário,destacando todos os pontos importantes e todas as características possíveis( no final da aula que encerrará a matéria) para que aluno tenha mais conhecimento sobre o movimento.
Ou seja, a beleza não importa e sim o quê de fato acontece com o casal apaixonado.
Introduzir também os outros aspectos do movimento literário,destacando todos os pontos importantes e todas as características possíveis( no final da aula que encerrará a matéria) para que aluno tenha mais conhecimento sobre o movimento.
Materiais:Giz,lousa,Telão,Sala de teatro ou "sala de cinema".
Justificativa:Além de socializar o aluno á uma das várias características do Romantismo,levar ao aluno alguns valores sociais também explícitos no filme usado também para explicar a matéria.
Público alvo:Alunos do terceiro ano do colegial
Duração: 4 aulas
1º aula: Teoria básica do movimento Literário Romantismo,destacando pontos importantes e relevantes para o conhecimento do aluno.Da historicidade do Romantismo até os escritores mais famosos da época.
2ª aula: Aplicação da teoria básica,ensinando o aluno á escrever poesia - de forma pouco rígida -,escrevendo sobre a liberdade da poesia,ou seja,usando a metalinguagem ou ainda fazendo um resumo do quê conseguiu absorver na última aula,aperfeiçoando-se seus versos com a ajuda das estruturas e conteúdos dos famosos desta época:Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade.
Remetendo-se(também) sempre ás obras mais famosas dos escritores:- Almeida Garrett
Obras:
Poesia: Camões (1825); Dona Branca (1826); Lírica de João Mínimo (1829); Flores sem fruto (1845); Folhas caídas (1853).
Prosa: Viagens na minha terra (1843-1845); O Arco de Santana (1845-50).
Teatro: Catão (1822); Mérope (1841); Um Auto de Gil Vicente (1842); O alfageme de Santarém (1842); Frei Luís de Sousa (1844); D. Filipa de Vilhena (1846).
- Alexandre Herculano
Obras:
Polêmicas e ensaios: A voz do profeta (1836); Eu e o clero (1850); A ciência arábico-acadêmica (1851); Estudos sobre o casamento civil (1866); Opúsculos (10 volumes, 1873 – 1908).
Historiografia: História de Portugal (1846-1853); História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal (1854-1859).
Poesia: A harpa do crente (1838).
Prosa de ficção: Eurico, o presbítero (1844); O monge de Cister (1848); Lendas e narrativas (1851); O bobo 1878 publ. póst.).
Obras:
Polêmicas e ensaios: A voz do profeta (1836); Eu e o clero (1850); A ciência arábico-acadêmica (1851); Estudos sobre o casamento civil (1866); Opúsculos (10 volumes, 1873 – 1908).
Historiografia: História de Portugal (1846-1853); História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal (1854-1859).
Poesia: A harpa do crente (1838).
Prosa de ficção: Eurico, o presbítero (1844); O monge de Cister (1848); Lendas e narrativas (1851); O bobo 1878 publ. póst.).
3ª aula: Começar a falar sobre a parte escolhida do movimento literário:Grotesca e sublime.Estabelecer relações entre o belo e feio,difundindo-o com um filme famoso e extremamente explicito com o quê essa parte do movimento apresenta:Shrek.Explicar o conceito da relação entre o movimento literário e o filme,apresentando Shrek e Fiona e lendo o conto A Bela E A Fera.
4º aula: Passar um pedaço do filme,explicando algumas cenas e inserindo-as dentro do contexto.A aula final será assim para que possamos mostrar a difusão entre o belo e feio.
Evento especial:Um mashup dos filmes Romeu e Julieta,A Bela e a Fera e Shreek.Um evento especial aceito pela coordenação da escola,envolvendo todos os alunos que irão se formar em breve.
Avaliação do professor:
- Dinâmicas sobre o quê aprendeu.
-Provas com perguntas objetivas para exercitar a mente.
-Produção de um filme-vídeo;produção de histórias que explicite os valores reais desse movimento literário.
Postado por Carolina Hermanas.
Postado por Carolina Hermanas.
Boa ideia, Carolina!
ResponderExcluirSeria importante remeter a outras obras românticas, observando que o desenho é uma paródia.
Carol, adorei sua proposta! E também a usei como referência para elaborar o meu plano de aula. Acho que trabalhar com filmes em sala de aula prende a atenção dos alunos. Com certeza, eu adoraria assistir essa aula =)
ResponderExcluirCarol, seu plano de aula esta excelente, quem me dera ter tido literatura assim na escola, pode apostar que seria um leitor ainda mais inveterado!!
ResponderExcluirA forma que o conteúdo esta sendo apresentado, junto com o filme, torna a assimilação do conteúdo mais fácil.
Quando será a aula??
Hello Carol!!! Sua ideia é maravilhosa contextualizar o assunto passado é muito importante e interessante para os alunos quando for dar essa aula me convida.
ResponderExcluirAbraços da amiga
Cleide - http://entre-amigos8.webnode.com/